A CONTRIBUIÇÃO DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NO INTERIOR DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES NA CONSOLIDAÇÃO DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL MARXIANA

Autores

  • Francisco Gilson Rodrigues Oliveira Faculdade de Formação de Professores / Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-1125-5709

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26518

Palavras-chave:

Educação. Associação Internacional dos Trabalhadores. Anarcomutualismo / Workers International Association, Anarchic Mutualism / Educación. Asociación Internacional de los Trabajadores. Anarco-mutualismo.

Resumo

O artigo analisa o impacto das tensões entre os comunistas e as outras correntes do movimento operário nos congressos da Associação Internacional dos Trabalhadores e na consolidação da perspectiva educacional marxiana. Recorre à literatura sobre a temática, aos documentos oficiais dos congressos e aos depoimentos de participantes para fundamentar a tese. Conclui que as correlações de força nesses congressos contribuíram sensivelmente para Marx amadurecer sua concepção de educação – ponto de chegada dos princípios educacionais que devem constar no programa de um partido operário.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Oliveira, F. G. R. (2018). A CONTRIBUIÇÃO DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NO INTERIOR DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES NA CONSOLIDAÇÃO DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL MARXIANA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 130–138. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26518