A TEORIA POLÍTICA DE MARX E SUA ATUALIDADE NO SÉCULO XXI

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26022

Palavras-chave:

Marx, Tradutibilidade, luta declasses

Resumo

Análise da primeira parte do Manifesto, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos contidos no Prefácio de 1859, que abre o escrito: Para a Crítica da Economia Política, a fim de explicitar o modo como o movimento histórico se concretiza por meio da geração e superação de contradições e como, a partir delas, se efetiva o movimento do real. A contradição traz uma negação interna que se expressa no devir: os seres são uma realidade dividida em si mesma, permanente devir. A produção e superação das contradições caracteriza o movimento da história, revela o real realizando-se como luta. Destes pressupostos se explicita o movimento produzido pelo antagonismo de classes e o significado de luta de classes. As notas sobre as novas dimensões da luta de classes evidenciam a força mistificadora da ideologia e, para entender este processo, recorremos ao conceito de hegemonia de Gramsci.  Como conclusão, seguem-se algumas notas sobre a atualidade das colocações dos autores sobre luta de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2001), com um ano de pesquisa na Università degli Studi di Milano e Fondazione Feltrinelli. Recebeu o Prêmio Jabuti em 2001. Professora de Filosofia da UFPR de 1976 a 2005 (aposentada). Atualmente é professora da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, filosofia política, Gramsci e Walter Benjamin.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Schlesener, A. H. (2018). A TEORIA POLÍTICA DE MARX E SUA ATUALIDADE NO SÉCULO XXI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 34–43. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26022