BICENTENÁRIO DE KARL MARX E A ATUALIDADE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26558

Palavras-chave:

Karl Marx, Marxismo e educação, Pedagogia Socialista

Resumo

Trata-se de artigo comemorativo dos 200 anos do nascimento de Karl Marx, pontuando alguns aspectos centrais da contribuição marxiana sobre educação e ensino, a partir do estudo da vasta obra desse atualíssimo clássico. O conteúdo da exposição está organizado em torno de três movimentos indissociáveis sobre o tema na obra de Marx, particularmente n’O capital: a crítica à educação e ao ensino burguês; a possibilidade e necessidade de, sob o modo de produção capitalista, ser ofertada uma educação crítica ao proletariado; o delineamento das características gerais da educação do futuro, não como mera utopia, mas como parte do projeto estratégico em construção pelo proletariado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Lombardi, J. C. (2018). BICENTENÁRIO DE KARL MARX E A ATUALIDADE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 84–94. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.26558