A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Autores

  • Filipe Bellinaso Universidade do Estado de São Paulo - UNESP
  • Henrique Tahan Novaes Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.23735

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Trabalho Docente, Precarização do Trabalho

Resumo

Esta investigação propôs-se a estudar as condições de trabalho enfrentadas pelo profissional docente nas universidades do Brasil que utilizam da modalidade de ensino via a distância (Ead), através de uma discussão teórica acerca de sua totalidade. Compreendendo o avanço histórico do Ead no país, entende-se que este fenômeno não ocorre de forma isolada de seu contexto histórico, desta forma, se levantou o questionamento sob o impacto da implementação desta nova modalidade de ensino no trabalho docente. Sem querer dicotomizar as diferentes modelos de ensino, constatou-se que na Ead uma intensificação da precarização na medida em que, o profissional docente se encontra sujeito a uma forte divisão hierárquica do trabalho, a um processo de objetivação, racionalização e por fim, estranhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Bellinaso, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela UNESP/FFC, atualmente faz parte do Mestrado em Educação na área de Políticas Educacionais da mesma instituição.

Henrique Tahan Novaes, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Professor Doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, faz parte do departamento de Administração e Supervisão Escolar.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Bellinaso, F., & Novaes, H. T. (2018). A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 10(1), 316–325. https://doi.org/10.9771/gmed.v10i1.23735