Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO
v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO
Publicado:
2017-12-16
Editorial
América Latina, 100 anos da Revolução Russa, educação e ensino
André Paulo Castanha, João Carlos da Silva
1-6
PDF
Debate
Crisis mundial, ofensiva capitalista y el papel de los pueblos de Nuestramérica
Julio Cesar Gambina
7-19
PDF
Ebolição frente ao ajuste na Argentina: a cleptocracia desafiada
Claudio Katz
20-28
PDF
A gramática do chavismo: entre a pulsão socialista e o redentorismo popular. notas de investigação
Ramon Casanova Mattera
29-45
PDF
América Latina à espera pelo grito dos livres
Paulino José Orso
46-58
PDF
Artigos
Fidel Castro: algumas de suas contribuições teórico-práticas para as inconclusas lutas pela emancipação de nossa América
Luis Suárez Salazar
59-81
PDF
Mecanismos institucionais de participação social e barreiras estruturais: o caso do Equador
Agatha Justen Gonçalves Ribeiro, Claudio Roberto Marques Gurgel
82-100
PDF
¿Qué cambios se pueden desatar con la implementación del Acuerdo de Paz en Colombia?
Carolina Jimenez
101-118
PDF
Una reforma jurídico-administrativa llamada educativa: el caso de México
Guadelupe Teresinha Bertussi
119-135
PDF
A educação paraguaia: quatro marcos históricos decisivos
Patricia Simone Roesler
136-150
PDF
Contribuições de José Carlos Mariátegui às análises em política educacional
Gilcilene Oliveira Damasceno Barão, Leandro Sartori Gonçalves
151-160
PDF
Impeachment no Brasil: O governo Temer e a privatização nas universidades públicas brasileiras
Julio Carlos Figueiredo
161-181
PDF
Coup d'état e exclusivismo político-educacional: uma análise da medida provisória 746/2016
Marcelo Lira Silva
182-210
PDF
Paradigmas positivistas nas reformas educacionais do (des)governo Temer: Do Escola sem partido ao Novo Ensino Médio
Renan Dos Santos Sperandio, Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz
211-219
PDF
Trabalho e produção associada em comunidades tradicionais: experiências de existências e resistências
Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Edson Caetano
220-229
PDF
A profissionalização imposta por decreto: notas sobre a reformulação neoliberal na educação dos trabalhadores brasileiros
José Deribaldo Gomes dos Santos
230-240
PDF
O fascismo explicado pelos filmes “A árvore dos tamancos”, “Germinal” e “1900”: ascensão ideológica no Brasil
Luciano Ferreira Ferreira Rodrigues Filho
241-254
PDF
Lênin e Che Guevara
Luiz Bernardo Murtinho Pericás
255-261
PDF
Apontamentos sobre o legado da Revolução Russa de 1917
Marco Antonio de Oliveira Gomes, Marilsa Miranda de Souza, Márcio Marinho Martins
262-275
PDF
100 anos da Revolução Russa: as lições da política para a educação – notas de estudos de obras de Lenin e Krupskaya
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
276-291
PDF
A Revolução Russa e os desafios à pedagogia histórico-crítica
José Claudinei Lombardi
292-306
PDF
O trabalho como referência educacional na formação do homem soviético
Vanderlei Amboni
307-316
PDF
A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
Walace Roza Pinel, Erlando da Silva Reses
317-324
PDF
Clássico/Documentos
Dialética da Dependência
Rui Mauro Marini
325-356
PDF
Entrevista
O Brasil, a Venezuela e os movimentos sociais no contexto da América Latina e do Império
Paola Claudia Carolina Estrada Camargo, João Pedro Stédile, Jorde Giordani
357-376
PDF
Resenhas
O tempo longo e a obra: exigências da história
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
377-385
PDF
Introdução ao fascismo
Adriana Almeida Sales de Melo
384-390
PDF
Contribuição à crítica da Base Nacional Comum Curricular – a máscara do conformismo na educação do Banco Mundial
Carolina Ramos Heleno
391
PDF
Ditadura, agricultura e educação: a ESALQ/USP e a modernização conservadora do campo brasileiro (1964 a 1985)
Rodrigo Sarruge Molina
392
PDF
Marxismo e educação no Brasil (1922-1935): o discurso do PCB e de seus intelectuais
Aparecida Favoreto
393
PDF
Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”
Pedro Rafael Costa Silva
394
PDF
A reforma educacional paraguaia de 1994
Patricia Simone Roesler
395
PDF
Educação do Campo e Ensaios da Escola do Trabalho: a materialização do trabalho como princípio educativo na escola itinerante do MST Paraná
Valter de Jesus Leite
396
PDF
Pareceristas Ad Hoc
Lista de Pareceristas Ad Hoc
Gildenir Carolino Santos
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11258
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6360
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
3991
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2923
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2491