Apontamentos sobre o legado da Revolução Russa de 1917

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24275

Palavras-chave:

Revolução Russa, Bolcheviques, Capitalismo, Comunismo.

Resumo

O presente artigo retoma o legado da Revolução Russa como um marco significativo na luta dos trabalhadores de todo o mundo. A ação dos bolcheviques em outubro de 1917 inaugurou o século XX e constituiu-se em um marco na luta dos trabalhadores pela sua emancipação. A análise do processo revolucionário na URSS implica na compreensão das condições efetivas que buscaram romper com a lógica do capital, nas circunstâncias demarcadas pela Primeira Guerra (1914-18) e da Guerra Civil (1918-21) que se seguiu. Verifica-se, a partir das evidências práticas, uma série de conquistas que contribuíram para a superação de práticas de exploração dos trabalhadores. Discute-se a atualidade da revolução e a necessidade de rememorar sua história, os problemas enfrentados pelos revolucionários diante do caos gerado pelo czarismo e pela guerra e o legado da revolução de outubro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História e Filosofia da Educação - UNICAMP,  Professor Adjunto (Departamento de Fundamentos da Educação) da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Marilsa Miranda de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). É professora da Universidade Federal de Rondônia, lotada do Departamento de Ciências da Educação do Campus José Ribeiro Filho-Porto Velho-RO. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO). 

Márcio Marinho Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

ossui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Gomes, M. A. de O., Souza, M. M. de, & Martins, M. M. (2017). Apontamentos sobre o legado da Revolução Russa de 1917. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 262–275. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24275