Trabalho e produção associada em comunidades tradicionais: experiências de existências e resistências
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23306Palavras-chave:
Trabalho, Produção Associada, Comunidade Tradicional.Resumo
O trabalho livre e associado é rememorado/experienciado em diversas comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil, bem como no estado do Mato Grosso. Tratam-se de exemplos de formas autogestionárias, coletivas, solidárias e cooperativas de produção da existência em que trabalhadoras e trabalhadores buscam resistir ao individualismo, ao mercado, à competição e à maximização dos lucros, demonstrando que possuem uma específica concepção de mundo e de trabalho. Assim, a partir do materialismo histórico dialético, o presente escrito tem como objetivo refletir acerca de experiências de existências e resistências frente ao capital de comunidades tradicionais localizadas no Mato Grosso.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; LEAL, Alessandra. Comunidade Tradicional: conviver, criar, resistir. Revista da ANPEGE. Florianópolis, v. 08, n. 09, p. 73-91, jan-jul 2012.
CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 23, n.53/2, p. 595-613, 2014.
CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Saberes da Produção Associada: implicações e possibilidades. Revista Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 22, n.3, p. 259-274, set./dez. 2013.
CASTRO, Fidel. A grande tarefa da revolução consiste em formar o homem novo. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
DIEGUES, A. C. S. (2001). O Mito Moderno da Natureza Intocada. 3 ed. São Paulo: HUCITEC.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Galdêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: Um Estudo Introdutório. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARX, Karl. O Capital. Vol. I. 32 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1 ed. Revista. São Paulo: Boitempo, 2011.
SAVIANI, Dermerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.
TIRIBA, Lia. Cultura do trabalho, produção associada e produção dos saberes. Palestra proferida na I Jornada de Estudos sobre Produção e Legitimação de Saberes para e no Trabalho. Revista Educação Unisinos, 2006.
TIRIBA, Lia. Economia Popular e Cultura do Trabalho: Pedagogia(s) da produção associada. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2001.
TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes.Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n.56/2, p. 405-428, maio/ago. 2015.
TONET, Ivo. Trabalho Associado e Extinção do Estado. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/TRABALHO_ASSOCIADO_E_EXTINCAO_DO_ESTADO.pdf >. Acesso em 18 de Abril de 2017.
WOOD, Ellen Meiksins. O que é (anti) capitalismo? Revista Crítica Marxista. Campinas/SP, n. 17, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).