Trabalho e produção associada em comunidades tradicionais: experiências de existências e resistências

Autores

  • Ana Paula Bistaffa de Monlevade Universidade Federal de Mato Grosso
  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23306

Palavras-chave:

Trabalho, Produção Associada, Comunidade Tradicional.

Resumo

O trabalho livre e associado é rememorado/experienciado em diversas comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil, bem como no estado do Mato Grosso. Tratam-se de exemplos de formas autogestionárias, coletivas, solidárias e cooperativas de produção da existência em que trabalhadoras e trabalhadores buscam resistir ao individualismo, ao mercado, à competição e à maximização dos lucros, demonstrando que possuem uma específica concepção de mundo e de trabalho. Assim, a partir do materialismo histórico dialético, o presente escrito tem como objetivo refletir acerca de experiências de existências e resistências frente ao capital de comunidades tradicionais localizadas no Mato Grosso. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bistaffa de Monlevade, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/2011). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Professora do do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Campus Cuiabá).

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação (1996) e Doutor em Educação (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; LEAL, Alessandra. Comunidade Tradicional: conviver, criar, resistir. Revista da ANPEGE. Florianópolis, v. 08, n. 09, p. 73-91, jan-jul 2012.

CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 23, n.53/2, p. 595-613, 2014.

CAETANO, E.; NEVES, C. E. P. Saberes da Produção Associada: implicações e possibilidades. Revista Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 22, n.3, p. 259-274, set./dez. 2013.

CASTRO, Fidel. A grande tarefa da revolução consiste em formar o homem novo. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

DIEGUES, A. C. S. (2001). O Mito Moderno da Natureza Intocada. 3 ed. São Paulo: HUCITEC.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Galdêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradição. São Paulo: Cortez, 2005.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: Um Estudo Introdutório. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARX, Karl. O Capital. Vol. I. 32 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1 ed. Revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

SAVIANI, Dermerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

TIRIBA, Lia. Cultura do trabalho, produção associada e produção dos saberes. Palestra proferida na I Jornada de Estudos sobre Produção e Legitimação de Saberes para e no Trabalho. Revista Educação Unisinos, 2006.

TIRIBA, Lia. Economia Popular e Cultura do Trabalho: Pedagogia(s) da produção associada. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2001.

TIRIBA, Lia; FISCHER, Maria Clara Bueno. Espaços/tempos milenares dos povos e comunidades tradicionais: notas de pesquisa sobre economia, cultura e produção de saberes.Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n.56/2, p. 405-428, maio/ago. 2015.

TONET, Ivo. Trabalho Associado e Extinção do Estado. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/TRABALHO_ASSOCIADO_E_EXTINCAO_DO_ESTADO.pdf >. Acesso em 18 de Abril de 2017.

WOOD, Ellen Meiksins. O que é (anti) capitalismo? Revista Crítica Marxista. Campinas/SP, n. 17, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Monlevade, A. P. B. de, & Caetano, E. (2017). Trabalho e produção associada em comunidades tradicionais: experiências de existências e resistências. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 220–229. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23306