O trabalho como referência educacional na formação do homem soviético
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24508Palavras-chave:
Trabalho, Pedagogia Soviética, Formação, Homem Soviético.Resumo
O presente artigo trata da ação pedagógica desenvolvida no período revolucionário da URSS para forjar o homem soviético, cujo fundamento é o trabalho na busca da omnilateralidade do homem. Neste processo, a escola única do trabalho foi materializada, vinculando a organização da vida escolar ao trabalho produtivo na produção da vida material da nova sociedade. Para esse fim, as referências de estudos são os pedagogos russos Krupskaia, Lunatcharski, Makarenko e Pistrak, que teorizaram sobre educação a partir do trabalho e das práticas educacionais formativas do homem soviético. Nosso objetivo é mostrar o processo educacional balizado sobre as premissas de Marx, cuja raiz é o trabalho como princípio educativo na educação comunista. Nesta perspectiva de estudo, partimos do método do materialismo histórico e dialético, cuja premissa básica é o homem real, que na luta pela vida se afastou da barreira natural e necessita produzir sua existência diuturnamente, e isso ele o faz pela ação do trabalho. No método de investigação, fizemos a leitura dos documentos históricos produzidos por teóricos educacionais no desenvolvimento da pedagogia russa. No método de exposição, realizamos a análise e a interpretação dos dados pertinentes às experiências educacionais, que foram desenvolvidas no processo revolucionário da URSS para a formação do homem socialista. Neste processo, concluímos que a escola criada pelo trabalho na Rússia revolucionária tinha, portanto, uma singularidade nova e uma urgência educacional, cuja premissa é a formação de um novo homem pelo trabalho e uma nova moral social: a comunista.
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