A Revolução Russa e os desafios à pedagogia histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24484Palavras-chave:
Revolução Russa, Revolução Russa e Educação, História da Educação, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
O artigo traça as linhas gerais da educação nas condições históricas em que se deu a Revolução Russa. O texto está organizado em três pontos: 1º. É apresentado o significado histórico da Revolução Russa que não pode ser separada das revolução burguesas, no interior das quais se deu o surgimento das classes fundamentais do capitalismo, a partir de onde se forjaram as lutas do proletariado contra a exploração capitalista. O texto compartilha do entendimento de que a Revolução Bolchevique foi um fato fundamental para história do Século XX, notadamente como referência ao proletariado, tal qual o foi a Revolução Francesa para demarcar o fim do antigo regime e a vitória política da burguesia revolucionária. 2º. Faz uma leitura da educação na primeira fase da Revolução de Outubro, estudando-se o relatório apresentado no I Congresso de Toda a Rússia para a Instrução Pública, denominado “A Educação na Rússia Revolucionária”, ocorrido em 1922, pelo Presidente do Comissariado do Povo para a Instrução Pública, Anatóli Lunatcharski, que descreveu as questões fundamentais da educação no contexto da revolução. 3º. São feitas algumas observações sobre as possíveis contribuições da educação na Rússia revolucionária no processo de construção da Pedagogia Histórico-Crítica.Downloads
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