A reforma educacional paraguaia de 1994
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23031Palavras-chave:
Educação. Reforma. Sociedade. Estado. Paraguai.Resumo
Esta dissertação tem como objeto de estudo a reforma educacional paraguaia de 1994, tendo como recorte histórico o período de 1990 a 1998. A problemática parte do pressuposto de que toda reforma ocorre em resposta a uma necessidade social, assim, o esforço está em aferir qual o problema que esse procedimento reformador da educação procurou resolver. A conclusão registrada por meio da pesquisa documental e bibliográfica evidenciou que a materialidade da precariedade educacional da nação era fato, porém, o planejamento, a elaboração e a execução do processo reformador teve seu desenvolvimento e sua execução comprometidos e limitados, majoritariamente, em decorrência da ingerência externa, não se constituindo com uma identidade nacional, a priori, para contemplar os anseios e as necessidades da nação. Dessa forma, fazia parte de um conjunto de medidas arquitetadas em consonância aos interesses dos Estados Unidos, que conferia à educação a execução de determinadas ações que visavam contemplar as demandas de desenvolvimento da sociedade capitalista a luz da globalização neoliberal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).