Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”

Autores

  • Pedro Rafael Costa Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.20150

Palavras-chave:

Dependência, “Questão Social”, Particularidade.

Resumo

Neste trabalho, titulado: Os fundamentos econômico-políticos da dependência brasileira e suas contribuições à apreensão da “questão social” teve como objetivo apresentar uma discussão fundamentada nas categorias analíticas de Ruy Mauro Marini. O objetivo de tal incursão procedeu em derivar delas a particularidade da “questão social brasileira”. Tal iniciativa incluiu o propósito de apresentar a vitalidade de estudos vinculados a Teoria Marxista da Dependência - TMD. Dessa forma, a metodologia partiu de uma pesquisa de cunho bibliográfico com a utilização de dados de origem quantitativa e qualitativa. Nesse contexto, iniciamos a discussão apresentando o debate mais amplo envolvido nas proposições do sociólogo Ruy Mauro Marini. Esse momento introdutório teve como mote a “controvérsia da revolução brasileira”. Realizamos também a exegese de categorias íntimas a Ruy Mauro como: “superexploração do trabalho”, “desenvolvimento do subdesenvolvimento” e “dependência”. Como último esforço, concretizamos a exegese do conceito de “questão social”, primeiramente em seus termos abstratos; posteriormente em suas vinculações históricas. Como conclusão, afirmamos a existência de uma particularidade no surgimento e maturação da “questão social” no Brasil. Essa assertiva se baseia no modo “sui generis” como o capitalismo foi assimilado pelas classes sociais e diversos territórios no país a partir da década de 1840.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rafael Costa Silva, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integra o Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social - CETROS. Participou como bolsista do Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (PRONERA) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Integrou Programa de Educação para o Trabalho pela Saúde - (Pet-Saúde) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Participou enquanto bolsista CAPES do Grupo de Pesquisa: Politica Educacional, Gestão e Aprendizagem pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e enquanto bolsista FUNCAP do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário - IMO (UECE/UFC). Têm experiência na área de Serviço Social com ênfase em: Serviço Social e Saúde, Serviço Social e Processos de Trabalho e Serviço Social e Educação.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Silva, P. R. C. (2017). Os fundamentos econômicos políticos da dependência brasileira e as suas contribuições à apreensão da “questão social”. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 394. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.20150