Contribuições de José Carlos Mariátegui às análises em política educacional

Autores

  • Gilcilene Oliveira Damasceno Barão Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leandro Sartori Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23598

Palavras-chave:

Mariátegui, América Latina, Educação

Resumo

O estado da arte no âmbito das políticas educacionais apontam lacunas quanto aos aportes teóricos-metodológicos nas análises dos processos sócios históricos sobre as sociedades latino-americanas.  O presente artigo inventaria alguns destes fundamentos teóricos-metodológicos no contexto latino-americano, dialogando com a produção do peruano José Carlos Mariátegui. Desta forma, situa-se o autor, o seu contexto e alguns dos pontos centrais em sua produção sobre educação. Ademais, tem-se como pressuposto que na América Latina, a partir de sua inserção dependente no âmbito da divisão internacional do trabalho, desdobra-se relações específicas de desenvolvimento desigual e combinado na economia, na política e na educação.

 

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Biografia do Autor

Gilcilene Oliveira Damasceno Barão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado na área de História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, educação, história da educação, gestão democrática e escola pública.

Leandro Sartori Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Educação, vinculado à linha Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Participa como estudante no grupo HISTEDBR e é bolsista da Capes.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Barão, G. O. D., & Gonçalves, L. S. (2017). Contribuições de José Carlos Mariátegui às análises em política educacional. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 9(3), 151–160. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23598