Contribuições de José Carlos Mariátegui às análises em política educacional
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23598Palavras-chave:
Mariátegui, América Latina, EducaçãoResumo
O estado da arte no âmbito das políticas educacionais apontam lacunas quanto aos aportes teóricos-metodológicos nas análises dos processos sócios históricos sobre as sociedades latino-americanas. O presente artigo inventaria alguns destes fundamentos teóricos-metodológicos no contexto latino-americano, dialogando com a produção do peruano José Carlos Mariátegui. Desta forma, situa-se o autor, o seu contexto e alguns dos pontos centrais em sua produção sobre educação. Ademais, tem-se como pressuposto que na América Latina, a partir de sua inserção dependente no âmbito da divisão internacional do trabalho, desdobra-se relações específicas de desenvolvimento desigual e combinado na economia, na política e na educação.
Downloads
Referências
BARÃO, G.O. D. As contribuições educacionais de Florestan: debate com a pedagogia nova e a centralidade da categoria revolução. Tese de Doutorado, Campinas: UNICAMP, 2008.
DIÓGENES, E. M. N.; RESENDE, F. M. de P. Estado, Classes Sociais E Políticas Públicas. In.: III Jornada Internacional de Polícas Públicas: Questão Social e Desenvolvimento no Século XX, São Luís, MA, 2007.
ESCORCIN, L. Mariátegui. Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
FERNANDES, F. Prefácio. In.: MARIÁTEGUI, J. C. Sete Ensaios de Interpretação da Realidade Peruana. São Paulo: Editora Alfa-omega, 1975.
FERNANDES, F. Significado atual de José Carlos Mariátegui. In: FERNANDES, F. A contestação necessária. Retratos de intelectuais de inconformistas e revolucionários. São Paulo: Editora Ática, 1995.
GALEANO, E. Veias Abertas da América Latina. Porto Alegre, RS: RS: L&PM, 2013.
LENIN, V. I. O Estado e a Revolução. 1 ed. São Paulo: HUCITEC, 1983.
LÖWY, M. Introdução: Pontos de referência pra uma história do marxismo na América Latina. IN.: LÖWY, M. (org.). O marxismo na América Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1999.
MARIÁTEGUI, J. C Defesa del Marxismo. Peru: Editora Amauta, tomo 5, 1986c.
MARIÁTEGUI, J. C Siete ensayos de interpretacion de la realidade peruana. Peru: Editora Amauta, tomo 2, 1986b.
MARIÁTEGUI, J. C Temas de Educacion. Peru: Editora Amauta, tomo 14, 1986e.
MARIÁTEGUI, J. C Temas de Nuestra América. Peru: Editora Amauta, tomo 12, 1986d.
MARIÁTEGUI, J. C. La cena contemporânea. Peru: Editora Amauta, tomo 1, 1986a.
MARIÁTEGUI, J. C. Mariátegui sobre educação. São Paulo: Xamã, 2007.
MARIÁTEGUI, J. C. Sete Ensaios de interpretação da realidade peruana. São Paulo: Alfa-Omega, 1975).
MARTÍ, J. Nossa América. Antologia. São Paulo: Ed. Hucitec, 1991.
PEREIRA, B. S. Mariátegui em seu (terceiro) mundo. Dissertação de Mestrado. Niterói: UFF, 2015. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1949.pdf. Acesso em: 20 dezembro de 2016.
PÉRICAS, L. B. Mariátegui e a questão da educação no Perú. In.: MARIÁTEGUI, J. C. Mariátegui sobre educação. São Paulo: Xamã, 2007.
RICÁRDEZ, R. J. Mariátegui: teoria y prática del marxismo em América Latina. Cuardenos Políticos, n. 17, México: Editorial Era, julio-setembro, 1978. Disponível em: http://www.archivochile.com/Ideas_Autores/Mariátegui_jc/s/Mariátegui_s0080.pd. Acesso em: 2 de novembro de 2016.
SAVIANI, D. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo, Campinas: Editores Associados, 2007.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo, Campinas: Editores Associados, 2012.
SCHEEFER, F. O papel das Políticas Públicas: uma questão controversa. In.: Encontro de Economia Catarinense, VIII, 2014. Rio do Sul, SC. Anais... Rio do Sul, SC, 2014.
SILVA, A. A.; SCAFF, E. A. da S.; JACOMINI, M. A. Políticas Públicas e educação: o legado da ANPED para a construção da área no período 2000-2009. In.: 33ª Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação em Educação, Caxambú, 2010.
SNYDERS, G. Escola, Classe e Luta de Classes. 1 ed. São Paulo: Centauro, 2005.
VALCÁRCEL, L. E. Presentacion. In: MARIÁTEGUI, J. C Temas de Nuestra América. Peru: Editora Amauta, tomo 12, 1986d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).