100 anos da Revolução Russa: as lições da política para a educação – notas de estudos de obras de Lenin e Krupskaya

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24729

Palavras-chave:

Revolução, Política, Educação, forças produtivas, controle

Resumo

O estudo dos textos de Lenin e Krupskaya evidenciam a demanda pela educação nos processos revolucionários, para o convencimento da justeza da revolução e para a formação do proletariado em dirigentes, mas, fundamentalmente, porque uma revolução nas relações de produção demanda um proletariado apto para o controle das forças produtivas. Trata-se de formar os “donos da revolução”. Este é o legado principal da política educacional revolucionária do Governo dos Soviets, e é esta a tradição que almejamos, nesta breve revisão, recuperar.

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Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação.

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2017). 100 anos da Revolução Russa: as lições da política para a educação – notas de estudos de obras de Lenin e Krupskaya. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 276–291. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24729