100 anos da Revolução Russa: as lições da política para a educação – notas de estudos de obras de Lenin e Krupskaya
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24729Palavras-chave:
Revolução, Política, Educação, forças produtivas, controleResumo
O estudo dos textos de Lenin e Krupskaya evidenciam a demanda pela educação nos processos revolucionários, para o convencimento da justeza da revolução e para a formação do proletariado em dirigentes, mas, fundamentalmente, porque uma revolução nas relações de produção demanda um proletariado apto para o controle das forças produtivas. Trata-se de formar os “donos da revolução”. Este é o legado principal da política educacional revolucionária do Governo dos Soviets, e é esta a tradição que almejamos, nesta breve revisão, recuperar.Downloads
Referências
KRUPSKAYA, Nadeshda Konstantinovna. La educacion de la juventud. Madrid: Nuestra Cultura, 1978.
KRUPSKAYA, Nadeshda Konstantinovna. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LENIN, Vladimir Iilich Ulianov. Que fazer? A organização de operário e a organização de revolucionários. In: LENIN. V. I. U. Obras Escolhidas. Volume 1. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1977. P. 157-169.
LENIN, Vladimir Iilich Ulianov. A doença infantil do “esquerdismo” no comunismo. In: LENIN. V. I. U. Obras Escolhidas. Volume 3. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1978a. P. 275-349.
LENIN, Vladimir Iilich Ulianov. As tarefas imediatas do poder soviético. In: LENIN. V. I. U. Obras Escolhidas. Volume 2. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1978b. P. 557-587.
LENIN, Vladimir Iilich Ulianov. Discurso na conferência de toda a Rússia dos Comitês de instrução política das seções de Gubérnia e Uezd da instrução pública. In: LENIN. V. I. U. Obras Escolhidas. Volume 3. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1978c. P. 400-407.
LENIN, Vladimir Iilich Ulianov. Os resultados da semana do partido em Moscovo e as nossas tarefas. In: LENIN. V. I. U. Obras Escolhidas. Volume 3. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso, 1978d. P. 198-201.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução. In: MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Critica ao Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).