Paradigmas positivistas nas reformas educacionais do (des)governo Temer: Do Escola sem partido ao Novo Ensino Médio

Autores

  • Renan Dos Santos Sperandio Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23668

Palavras-chave:

Positivismo, Reforma Educacional, Escola Sem Partido, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo pretende contextualizar a crise política atual no Brasil e realizar apontamentos sobre o movimento Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio do governo Temer. Nossa escolha justifica-se, por tais projetos expressarem uma “nova” forma de pensar o Estado, a escola e os movimentos civis sob uma lógica cada vez mais regulada, e sob uma concepção de controle dos currículos e propostas pedagógicas que destoam de todas as elaborações já produzidas em outros países que tendem a caminhar para uma perspectiva da gestão democrática, e que em nada tem a ver com tais propostas. Contextualizado a política em crise no Brasil, apresentadas as propostas de ambos os projetos, e explicitado o motivo da junção das proposições legislativas em análises, partimos para a averiguação da veracidade de seus argumentos e dos possíveis caminhos que modernizariam a educação e resolveriam o problema de déficit de aprendizagem que temos. Ao analisarmos os critérios para a aplicação de tais medidas, compreendemos que tanto o projeto de reforma do Ensino Médio, quando o programa “Escola sem Partido” partem de análises rasas da realidade. As mudanças propostas pela Lei 13. 415/2017 e o PL 867/2015, escamoteiam a verdade, confundem a comunidade escolar, desfocam o real problema da educação básica, principalmente do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Renan Dos Santos Sperandio, Universidade do Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestrando em Educação pelo PPGE-UFES, Graduado em Pedagogia pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Ana Carolina Henriques do Nascimento Muniz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Educação pelo PPGE-UFES, Graduada em pedagogia pela UFES

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Sperandio, R. D. S., & Muniz, A. C. H. do N. (2017). Paradigmas positivistas nas reformas educacionais do (des)governo Temer: Do Escola sem partido ao Novo Ensino Médio. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 211–219. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23668