Dialética da Dependência

Autores

  • Rui Mauro Marini

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24648

Palavras-chave:

Dependência

Resumo

A primeira edição deste Ensaio foi escrita em 1973. No mesmo ano o autor escreveu um texto complementar, à guisa de post-scriptum, segundo ele, "para esclarecer algumas questões e desfazer certos equívocos que o texto tem suscitado". Esta versão conta com a tradução de Marcelo Carcanholo, da Universidade Federal de Uberlândia — MG. Post-scriptum traduzido por Carlos Eduardo Martins, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ. Foi extraído da Editora Era, México, 1990, 10ª edição (Iª edição, 1973). O post-scriptum conforme: Revista Latinoamericana de Ciências Sociales, Flacso, (Santiago de Chile), n° 5, junho 1973. Versão digitalizada conforme publicado em "Ruy Mauro Marini: Vida e Obra", Editora Expressão Popular, 2005. Orgs. Roberta Traspadini e João Pedro Stedile. Este documento encontra-se em www.centrovictormeyer.org.br. Transcrição: Diego Grossi e HTML: Fernando A. S. Araújo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Mauro Marini

Nascido em Barbacena, vai ao Rio de Janeiro para cursar os estudos preparatórios ao curso de Medicina, mas desiste optando pela independência pessoal, ingressando no serviço público. Em 1953 começa a estudar Direito na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ não concluindo. Começa a estudar Administração Públicana Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Nesse período participa intensamente no movimento estudantil, através da juventude socialista do PSB ,sendo inclusive editor de jornais estudantis. Ingressa na organização política Política Operária.

Inicia sua carreira acadêmica a partir de 1962, na recém-implantada Universidade de Brasília, convidado pelo próprio Darcy Ribeiro, onde fizera um Mestrado, ingressando como professor universitário.

Organiza-se na UnB, com a participação de Theotonio dos Santos e Vania Bambirra entre outros, um círculo de estudos de O Capital de Karl Marx, onde pretende analisar as sociedades latino-americanos à luz da teoria marxista, que se tornou base para a formulação da Teoria da Dependência. Formula-se uma visão crítica e alternativa às visões da CEPAL e do PCB sobre o processo de desenvolvimento brasileiro, retomando o pensamento do imperialismo de Lenin e de Rosa Luxemburgo, e de desenvolvimento desigual e combinado de Trotski, além da concepção crítica sobre o desenvolvimento latino-americano formulada por André Gunder Frank, que tem por sua vez origem no conceito de subdesenvolvimento de Paul A. Baran e Paul Sweezy, abrindo enfim caminho para a teoria marxista da dependência.

Depois do golpe militar de 1964 exilou-se no México em 1965 após ser preso e torturado no CENIMAR, e, em 1971, transfere-se para o Chile onde foi professor da Universidade do Chile até a queda do governo de Salvador Allende em 1973, e posteriormente retorna ao México em 1974, para lecionar na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), onde produz a maior parte de sua obra, e onde atualmente há um centro de referência sobre sua obra.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Mauro_Marini

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Marini, R. M. (2017). Dialética da Dependência. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(3), 325–356. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24648