Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Publicado:
2017-09-01
Editorial
PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Michele Silva Sacardo, Régis Silva
1-4
PDF
Entrevista
ANÁLISES E EMBATES MARXISTAS DA/NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Gaudêncio Frigotto
220-231
PDF
Debate
ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PRÁTICA COMO DIREÇÃO DA CRÍTICA
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
5-25
PDF
A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Michele Sacardo, Régis Henrique dos Reis Silva
26-39
PDF
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO
Andréa Villela Mafra da Silva
40-47
PDF
Artigos
O SUJEITO OCULTO DO CAPITAL E A METAFÍSICA DA ECONOMIA POLÍTICA SEGUNDO MARX
Glauber Lopes Xavier
48-60
PDF
CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA TEORIA DA HISTÓRIA: A RELAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E HISTÓRIA.
Bruno Mandelli
61-67
PDF
EPISTEMOLOGIA, CLASSE E LUTA DE CLASSES: MANTENDO O AZIMUTE
Francisco Máuri de Carvalho Freitas
68-98
PDF
TEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PESQUISA E NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França, Renan Santos Furtado
99-107
PDF
A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Antonio Leonan Alves Ferreira
108-120
PDF
FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE VIGOTSKI
Priscila de Souza Chisté
121-131
PDF
A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Rita de Cássia Duarte, José Luis Derisso
132-141
PDF
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS À SOMBRA DO PÓS-MODERNISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE LITERATURA
Larissa Quachio Costa
142-157
PDF
EPISTEMOLOGIA PÓS-MODERNA E SUA LEITURA DE VIGOTSKI
Eduardo Moura Costa, Silvana Calvo Tuleski
158-167
PDF
ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA
Sandra Luciana Dalmagro, Caroline Bahniuk, Isabela Camini
168-184
PDF
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA): POLÍTICA PÚBLICA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A POPULAÇÃO DO CAMPO
Maria Claudia Maia
185-194
PDF
ALGUMAS NOTAS A UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA CHAMADA "CRISE AMBIENTAL"
Otávio Augusto Alves dos Santos
195-210
PDF
HISTORICIDADE DE UMA ANÁLISE SOBRE O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Maria de Fátima Felix Rosar
211-219
PDF
Clássico/Documentos
CARTA A ANNENKOV
Karl Marx
232-240
PDF
Resenhas
ANDERY, Maria Amália. et al. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. 16 ed. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2012. PARA COMPREENDER A CIÊNCIA: UM DIÁLOGO COM MARIA AMÁLIA ANDERY E COLABORADORES
Marlon Messias Satana Cruz
241
PDF
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DU CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFBA: REALIDADE E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFSSORES
Ivson Conceição Silva
245-246
PDF
TRABALHO E EDUCAÇÃO: CRÍTICA À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO DA GEOGRAFIA
Alex Cristiano de Souza
247
PDF
A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
Niágara Vieira Soares Cunha
248
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Matheus Bernardo Silva
249
PDF
LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: reverberações no campo da educação e da formação docente
Karla Raphaella Costa Pereira
250
PDF
CRÍTICA AO CONCEITO DE NECESSIDADES BÁSICAS DE APRENDIZAGEM (NEBA) A PARTIR DA CATEGORIA MARXIANA DE NECESSIDADES HUMANAS.
Larissa Figueiredo Bulhões
251
PDF
Expediente
Expediente
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
252-254
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
ciência
aparelho de hegemonia
consciência de classe
sus
saúde pública
educación.
autenticidad
patrimonio cultural
10 anos!
marátegui
balanço
elza peixoto
juventude.
desemprego
brasil.
criança
teóricos
práticas
autonomia
field
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
10325
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
7836
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6545
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2618
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2475