ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA

Autores

  • Sandra Luciana Dalmagro EED/CED/UFSC
  • Caroline Bahniuk Professora Substituta UFSC
  • Isabela Camini

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.21691

Palavras-chave:

Escola Itinerante, Acampamentos, MST, Forma escolar

Resumo

O presente texto analisa o significado político e pedagógico das Escolas Itinerantes localizadas nos acampamentos do MST em seu percurso 20 anos. Estas escolas acompanham a dinâmica dos acampamentos e buscam desenvolver o projeto educativo do MST. A fonte de dados tem por base pesquisa documental, e observações em espaços de formação de professores. O artigo sintetiza estudos anteriores das autoras, porém elegendo como aspectos centrais na análise a formação dos educadores, a relação da escola com o Estado e a forma escolar. A bibliografia encontra sustentação, dentre outros, em Pistrak e Freitas. A partir destes aspectos evidenciamos que as Escolas Itinerantes tem desenvolvido diversas e sistemáticas estratégias de formação dos educadores, confronta o Estado burguês ao mesmo tempo em que dele depende e possui potencialidade para questionar a forma escolar e realizar uma escola em sintonia com a luta dos trabalhadores, o que se processa em meio a diversos limites e contradições.

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Biografia do Autor

Sandra Luciana Dalmagro, EED/CED/UFSC

Professora do EED/CED/UFSC

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Dalmagro, S. L., Bahniuk, C., & Camini, I. (2017). ESCOLA ITINERANTE DO MST: 20 ANOS DE APRENDIZADOS NA LUTA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 168–184. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.21691