TEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PESQUISA E NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gabriel Pereira Paes Neto Universidade Federal do Pará
  • Ney Ferreira França Escola Superior Madre Celeste/ESMAC
  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14631

Palavras-chave:

Educação Física, Teoria do Conhecimento, Epistemologia,

Resumo

Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual analisamos a perspectiva de reaproximação da teoria do conhecimento, a epistemologia a partir do materialismo histórico dialético para fundamentar a pesquisa e o trabalho pedagógico em educação física. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética como categoria central e à luz desta que se devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da própria realidade, portanto a defesa do MHD enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A educação física deve-se reverter o circuito de conhecimento superando os modelos hegemônicos, pressupondo também a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da cultura corporal. 

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Biografia do Autor

Gabriel Pereira Paes Neto, Universidade Federal do Pará

Docente da Universidade Federal do Pará, da Escola Superior Madre Celeste e da Secretaria Estadual de Educação; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará/Programa de Pós Graduação em Educação - linha de Políticas Educacionais; Indegrante do grupo de pesquisa LEPEL/Linha de estudo e pesquisa em educação física, esporte e lazer; Coordenado da linha de produção de conhecimento em educação física da LEPEL; Especialista em Lazer pela Universidade Estadual do Pará;Graduado pela Universidade Federal do Pará no curso de licenciatura plena em Educação Física. . fones: (91) 32335564; 8348 1456. email: gabrielpaes@ufpa.br; gabrieledfisica@hotmail.com

Ney Ferreira França, Escola Superior Madre Celeste/ESMAC

Atualmente é Messtre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação-Mestrado/UEPA-Linha de Pesquisa Saberes Culturais da Amazônia; Professor do Curso de Educação Física da Escola superior Madre Celeste (ESMAC) e Técnico em gestão de Esporte e Educação Física da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Professor efetivo - Secretaria de Estado de Educação-SEDUC , Membro da Linha de estudo e pesquisa em Educação Física, Esporte e lazer. (LEPEL) Tem experiência na área de Educação Física Escolar, ,Políticas Públicas de Esporte e Lazer, História da EF e dos Esportes e Formação de professores de Educação Física. Já atuou como técnico responsável pelo projeto "Escola de Esporte" da Prefeitura de Belém e como formador do Programa Esporte e Lazer da Cidade-PELC/SNDEL/ME.

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Acadêmico do quinto semestre do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará, membro do grupo Linha de Estudo e pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer (LEPEL), integrando a linha de produção do conhecimento. Bolsista do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID), com experiência em educação física escolar e produção do conhecimento a partir de vínculos institucionais. 

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Neto, G. P. P., França, N. F., & Furtado, R. S. (2017). TEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO NA PESQUISA E NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 99–107. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14631