A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Rita de Cássia Duarte UNESP /Araraquara
  • José Luis Derisso UNIOESTE em Cascavel/PR

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.21857

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Educação.

Resumo

A proposta deste artigo é analisar criticamente a Reforma do Ensino Médio contextualizando-a num cenário de avanço das reformas neoliberais que se iniciam no Brasil com a Reforma do Estado na década de 1990 e que são fortemente retomadas no final de 2016 por meio de emendas constitucionais que impõem retrocessos nas leis trabalhistas e nos direitos sociais. Identificamos que a Reforma do Ensino Médio guarda proximidade com a teoria do capital humano da década de 1960 e que se orienta para a formação de dois tipos de escola pública, uma orientada para o acesso ao ensino superior e outra para uma educação dita de formação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Duarte, UNESP /Araraquara

Graduada em História pela PUC de São Paulo, doutoranda em Educação Escolar na UNESP de Araraquara; membro do Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação.

José Luis Derisso, UNIOESTE em Cascavel/PR

Professor adjunto de Fundamentos da Educação na UNIOESTE em Cascavel/PR. Graduado em História pela Universidade de São Paulo; mestre em educação na área de Fundamentos em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutor em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Duarte, R. de C., & Derisso, J. L. (2017). A REFORMA NEOLIBERAL DO ENSINO MÉDIO E A GRADUAL DESCARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 132–141. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.21857