EPISTEMOLOGIA PÓS-MODERNA E SUA LEITURA DE VIGOTSKI

Autores

  • Eduardo Moura Costa Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis).
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.16811

Palavras-chave:

Epistemologia, Construcionismo social, Psicologia Histórico-Cultural, Vigotski

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar historicamente as formas que o construcionismo social interpretou os conceitos vigotskianos, sobretudo do ponto de vista epistemológico. Constatou-se que Vigotski foi utilizado pelo construcionismo social para fundamentar a ideia de que nos formamos nas relações sociais, mediados pela linguagem. Contudo apresenta uma concepção idealizada de linguagem, principalmente pela desconsideração das bases marxistas do psicólogo soviético. A chave desse problema seria compreender a linguagem e o conhecimento como independetes da reprodução material da sociedade. Conclui-se que a concepção construcionsita está em desacordo com as ideias de Vigotski, sobretudo a partir do seu sistema conceitual geral. 

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Biografia do Autor

Eduardo Moura Costa, Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis).

Psicólogo (UNESP/Assis), Mestre em Psicologia (UEM) e Doutorando em Psicologia (UNESP/Assis). E-mail: eduardomcbr@yahoo.com.br.

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Psicologia.

Doutora em Educação; Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: silvanatuleski@gmail.com

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Costa, E. M., & Tuleski, S. C. (2017). EPISTEMOLOGIA PÓS-MODERNA E SUA LEITURA DE VIGOTSKI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 158–167. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.16811