HISTORICIDADE DE UMA ANÁLISE SOBRE O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Maria de Fátima Felix Rosar Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.22548

Palavras-chave:

Educação, Empresa, Capitalismo

Resumo

O artigo trata do empresariamento da educação. Traz breve narrativa autobiográfica, ao situar o descompasso entre a concepção de administração escolar do curso de Pedagogia concluído e a atuação profissional, como diretora de escola de ensino médio e docente da disciplina administração escolar, a partir de uma visão crítica, ainda sem fundamentos, para uma análise histórica, adquiridos no mestrado em Administração e Supervisão Escolar da Unicamp. Evidencia a relação entre administração escolar e administração de empresa, sendo hegemonizada pelas corporações que mercantilizam a educação. Finaliza indicando concepções necessárias à prática pedagógica para formar educadores em direção à sociedade socialista.  

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Felix Rosar, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Unicamp. Estágio de pós-doutorado em Política Educacional na USP. Docente da UFMA e integrante da coordenação colegiada do HISTEDBR-MA.Professora visitante sênior da UEMA/Centro de Estudos Superiores de Caxias.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Rosar, M. de F. F. (2017). HISTORICIDADE DE UMA ANÁLISE SOBRE O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 211–219. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.22548