PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA): POLÍTICA PÚBLICA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A POPULAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Maria Claudia Maia Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.20647

Palavras-chave:

Direito à Educação. Políticas de Educação. Educação Superior do Campo

Resumo

Resumo: Nesse trabalho abordaremos o direito à educação como direito humano fundamental ainda a ser efetivado no Brasil, em especial quanto à população do campo. O direito à educação para a população do campo teve importantes conquistas a partir das últimas décadas do Século XX, por meio de políticas públicas/estatais para acesso e permanência dessa população em todos os níveis de ensino. Foi utilizada pesquisa bibliográfica e documental com análise da legislação que passou a regulamentar a educação do campo e o Relatório da Segunda Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária com o objetivo de verificar o acesso da população do campo a todos os níveis de ensino em especial o ensino superior.

Palavras-chave: Direito à Educação. Políticas de Educação. Educação Superior do Campo

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Biografia do Autor

Maria Claudia Maia, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos -SP, Mestre em Direito Constitucional, professora das Faculdades Integradas de Bauru e advogada.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Maia, M. C. (2017). PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA): POLÍTICA PÚBLICA PARA EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A POPULAÇÃO DO CAMPO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 185–194. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.20647