A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva FAETEC/ISERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.13463

Palavras-chave:

Pós-graduação, Pesquisa, Produtivismo acadêmico, Marxismo

Resumo

Neste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Mafra da Silva, A. V. (2017). A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 40–47. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.13463