FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE VIGOTSKI

Autores

  • Priscila de Souza Chisté Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14432

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, adolescência, formação humana

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo compreender a importância do Ensino Médio Integrado como um modo de contribuir com a formação do adolescente. Para tanto, dialoga com autores que analisam a trajetória da Educação Profissional no Brasil, e de modo mais especifico, o Ensino Médio Integrado. Apresenta pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere ao adolescente e a importância da educação escolar, com o objetivo de conhecer suas peculiaridades psicológicas e entender a importância do Ensino Médio Integrado como mediador dessa formação. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental tendo em vista que recorre a livros, dissertações, teses e legislações para discorrer sobre o assunto. Conclui que o Ensino Médio Integrado é um lócus propício para a formação integral desde que suas bases estejam sustentadas pelas ideias de formação politécnica, integral e omnilateral. 

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Biografia do Autor

Priscila de Souza Chisté, Instituto Federal de Educação

Professora do Instituto Federal de Educação. Atua no Mestrado de Ensino de Humanidades, no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e no Mestrado de Letras.

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Chisté, P. de S. (2017). FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE VIGOTSKI. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 121–131. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.14432