LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: reverberações no campo da educação e da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.18108Palavras-chave:
Arte, Literatura, Formação Docente.Resumo
O referido trabalho teve como objetivo apresentar a literatura como elemento de formação humana útil para a atuação do professor, na escola pública brasileira, criando a possibilidade de elevar a compreensão do trabalhador diante da realidade da sociedade capitalista. A metodologia desenvolvida se compôs de duas partes fundamentais. Primeiramente, uma pesquisa bibliográfica da obra do filósofo húngaro György Lukács que trata da questão da arte e da literatura para elencar características e categorias que esboçassem uma compreensão revolucionária desses dois objetos humanos. Em seguida, realizou-se um estudo documental das Orientações Curriculares Nacionais da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, especificamente do capítulo sobre a literatura. A escolha deste documento se justifica porque, dentre os que direcionam o ensino de linguagens, ele é o único que apresenta um capítulo específico para a literatura. A análise do documento centrou-se na captação dos fundamentos filosóficos e estéticos para a prática do professor de literatura na compreensão do discurso oficial exposto no documento. O ensino de literatura no Brasil baseia-se numa práxis voltada à transmissão da história da literatura não a instrumentalização do educando para acessar obras literárias e ter com elas uma rica experiência estética. Partiu-se da hipótese de que a teoria literária lukacsiana poderia oferecer elementos de reflexão da práxis do professor de literatura e de superação da realidade posta. O movimento metodológico permitiu compreender que as diretrizes para o ensino de literatura tomam uma concepção de arte e de trabalho que se alinham aos interesses da sociedade capitalista. Tal demonstração aponta para a necessidade de organização da classe trabalhadora no sentido de conquistar uma escola pública e um ensino de arte e literatura que condigam com os interesses dos trabalhadores. Desta maneira, é relevante refletir elencar possibilidades ao professor de diversas áreas no sentido de contribuir com esse objetivo.
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