LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: reverberações no campo da educação e da formação docente

Autores

  • Karla Raphaella Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.18108

Palavras-chave:

Arte, Literatura, Formação Docente.

Resumo

O referido trabalho teve como objetivo apresentar a literatura como elemento de formação humana útil para a atuação do professor, na escola pública brasileira, criando a possibilidade de elevar a compreensão do trabalhador diante da realidade da sociedade capitalista. A metodologia desenvolvida se compôs de duas partes fundamentais. Primeiramente, uma pesquisa bibliográfica da obra do filósofo húngaro György Lukács que trata da questão da arte e da literatura para elencar características e categorias que esboçassem uma compreensão revolucionária desses dois objetos humanos. Em seguida, realizou-se um estudo documental das Orientações Curriculares Nacionais da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, especificamente do capítulo sobre a literatura. A escolha deste documento se justifica porque, dentre os que direcionam o ensino de linguagens, ele é o único que apresenta um capítulo específico para a literatura. A análise do documento centrou-se na captação dos fundamentos filosóficos e estéticos para a prática do professor de literatura na compreensão do discurso oficial exposto no documento. O ensino de literatura no Brasil baseia-se numa práxis voltada à transmissão da história da literatura não a instrumentalização do educando para acessar obras literárias e ter com elas uma rica experiência estética. Partiu-se da hipótese de que a teoria literária lukacsiana poderia oferecer elementos de reflexão da práxis do professor de literatura e de superação da realidade posta. O movimento metodológico permitiu compreender que as diretrizes para o ensino de literatura tomam uma concepção de arte e de trabalho que se alinham aos interesses da sociedade capitalista. Tal demonstração aponta para a necessidade de organização da classe trabalhadora no sentido de conquistar uma escola pública e um ensino de arte e literatura que condigam com os interesses dos trabalhadores. Desta maneira, é relevante refletir elencar possibilidades ao professor de diversas áreas no sentido de contribuir com esse objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da rede estadual de educação do estado do Ceará (SEDUC-CE).

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Costa Pereira, K. R. (2017). LITERATURA COMO ELEMENTO ONTOLÓGICO DE FORMAÇÃO HUMANA: reverberações no campo da educação e da formação docente. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 250. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.18108

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos