ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PRÁTICA COMO DIREÇÃO DA CRÍTICA

Autores

  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.23638

Resumo

Este artigo procura recuperar os traços da crítica epistemológica de Marx e Engels, de forma a evidenciar os desafios para empreender uma crítica materialista e dialética da produção do conhecimento. Defendemos ser possível apanhar na revisão da forma com que Marx e Engels criticaram a filosofia alemã clássica (e também a economia política inglesa, o socialismo utópico francês) nos anos 40 do século XIX, meios e métodos para uma crítica epistemológica que pode contribuir para a superação dos limites da crítica da produção de dissertações e teses em educação e educação física, tal como vêm sendo produzida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, UFBA

Dra. em Educação. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Coordenadora da Associação Brasileira de Educadores Marxistas

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2017). ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: A PRÁTICA COMO DIREÇÃO DA CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 5–25. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.23638