A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Antonio Leonan Alves Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - IF BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.17494

Palavras-chave:

Atividade de Ensino na Educação Física, Atividade Esportiva, Apropriação da Cultura, Educação Escolar, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este texto toma como objeto a relação dialética entre conteúdo e forma na prática de ensino na educação física. Tem por objetivo elucidar as contribuições da Atividade de ensino na educação física com fundamento na pedagogia histórico-crítica para o desenvolvimento do pensamento conceitual na educação física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Leonan Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - IF BAIANO

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente dar andamento aos estudos de sua tese de doutorado a partir da linha Educação Escolar, Saber Objetivo e Sociedade, que tem por objetivo Investigar a natureza dos conteúdos e da atividade de ensino na educação escolar em geral e o desenvolvimento integral dos indivíduos, a luz da concepção materialista e dialética da história, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica; na educação física escolar toma como referência a metodologia crítico-superadora. Atuou na gestão e no ensino da educação básica (em todos os níveis), na educação superior e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Ferreira, A. L. A. (2017). A ATIVIDADE DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM FUNDAMENTO NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 9(2), 108–120. https://doi.org/10.9771/gmed.v9i2.17494