Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
v. 5 n. 1 (2013): EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Publicado:
2013-10-10
Editorial
EMANCIPAÇÃO HUMANA (EDITORIAL)
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
1-4
PDF
Debate
MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
5-28
PDF
MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO PROLETARIADO
Francisco Máuri de Carvalho Freitas
29-52
PDF
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Anita Helena Schlesener
53-62
PDF
DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE
Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco
63-76
PDF
Artigos
EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
Dalmo Cavalcante de Moura, Soraya Dayanna Guimarães Santos
77-87
PDF
EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Zuleyka da Silva Duarte
88-98
PDF
A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANA
Artur Bispo Santos Neto
99-109
PDF
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL
Carmen Cunha Rodrigues de Freitas, Leticia Bezerra de Lima, Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Claudia Lino Piccinini
110-121
PDF
EDUCAÇÃO E GÊNERO (HUMANO) – MEDIAÇÕES NEGLIGENCIADAS
Iael de Souza
122-134
PDF
EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Jamerson Almeida Silva, Katharine Ninive Pinto Silva
135-145
PDF
A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO CAPITALISMO: QUE VALOR ESTÁ EM JOGO?
Géssica Priscila Ramos
146-158
PDF
FORMAÇÃO HUMANA: UMA CATEGORIA DE MÉTODO E DE OBJETO PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO
Juliana Pereira Franco de Oliveira
159-164
PDF
CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941).
Carlos Herold Junior
165-175
PDF
OS ASPECTOS FUNDANTES DO FILME HISTÓRIA DAS COISAS
Carlos Henrique Ferreira Magalhães, Augusto Cezar Perego Bezerra, Luiz Fernando Badaró, Yann Ferreira Roudrigues Souza
176-187
PDF
Entrevista
EDUCAÇÃO e EMANCIPAÇÃO
Lizia Helena Nagel
188-193
PDF
Clássico/Documentos
MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
Karl Marx
194-220
PDF
Resenhas
Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p.
Maria Clariça Ribeiro Guimarães
221-224
PDF
IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Maíra Tavares Mendes
225-235
PDF
O processo de criação do curso normal superior no instituto superior de educação do rio de janeiro e a sua adequação em curso de pedagogia: a tradição como farsa. 2011. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação,
GLÓRIA MELO TONÁCIO
236
PDF
SOCIEDADE EDUCAÇÃO E ESPORTE: A TEORIA DO CONHECIMENTO E O ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Carlos Roberto Colavolpe
237
PDF
Formação da consciência e produção da existência: apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física.
Paula Souza da Silveira
238
PDF
Expediente
EXPEDIENTE
Elza Peixoto
239
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11755
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6209
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
3035
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2506
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
2324