EDUCAÇÃO E GÊNERO (HUMANO) – MEDIAÇÕES NEGLIGENCIADAS

Autores

  • Iael de Souza Universidade Federal do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9640

Palavras-chave:

Educação, gênero humano, totalidade social, pós-modernismo

Resumo

Num mundo onde as mediações foram substituídas pelas representações, torna-se vital retomá-las e recontextualizá-las. Demonstramos que a educação é a mediação fundamental para a construção consciente da generalidade do gênero humano e que a totalidade social, isto é, a totalidade das relações sociais e de produção/reprodução, é o pressuposto ineliminável e imprescindível para a análise concreta das situações concretas vivenciadas pelas subjetividades, que são, fundantemente, historicizadas, objetivadas. Reafirmar essas questões é essencial nesse momento histórico onde, aparentemente, há uma dificuldade cada vez maior para um pensamento e reflexão feito críticos.

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Biografia do Autor

Iael de Souza, Universidade Federal do Piaui

Professora da Universidade Federald o Piauí, campus de Picos. Pesquisadora do grupo LABOR, da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Souza, I. de. (2013). EDUCAÇÃO E GÊNERO (HUMANO) – MEDIAÇÕES NEGLIGENCIADAS. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 122–134. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9640