IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9649Palavras-chave:
Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.Resumo
Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).