IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maíra Tavares Mendes Doutoranda Proped/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9649

Palavras-chave:

Ideologia. Currículo. Hegemonia. Acesso à Educação Superior.

Resumo

Esta resenha crítica da 3ª edição de Ideologia e Currículo trata das contribuições do livro para pensar o acesso à educação superior e suas relações com a escola. Algumas categorias do livro são discutidas e relacionadas, partindo da abordagem marxista compartilhada com o autor, tais como: ideologia, hegemonia, conhecimento de alto status, consenso, conflito e, sobretudo, rotulação, culpabilização e indivíduo abstrato. A estas últimas confere-se centralidade por sua pertinência na caracterização da seletividade da escola frente ao ingresso na educação superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Mendes, M. T. (2013). IDEOLOGIA E CURRÍCULO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 225–235. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9649