EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Jamerson Almeida Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Katharine Ninive Pinto Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9641

Palavras-chave:

Programa Mais Educação, Educação Integral, Interculturalismo, Neotecnicismo, Gestão Sistêmica, Hegemonia às Avessas

Resumo

Oartigo analisa o Programa Mais Educação desenvolvido pelos Governos Lula /Dilma, desvelando a concepção de Educação Integral que está assentada numaproposta intersetorial e sistêmica de gestão a partir do PDE. Através deanálise documental, evidenciamos que o programa expressa uma propostapolítico-pedagógica eclética, articulando “Educação Intercultural” e“Neotecnicismo”, teorias aparentemente incongruentes, mas que são dimensões da“hegemonia às avessas”, marca essencial do projeto político-ideológico dosgovernos em foco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamerson Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea e do Curso de Pedagogia da UFPE/ CAA/ NFD. Doutor em Educação e líder do Grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre.

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora dos Cursos de Licenciatura da UFPE/CAA/NFD. Doutora em Educação e vice-líder do Grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Silva, J. A., & Silva, K. N. P. (2013). EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTERCULTURAL E SISTÊMICA: “A HEGEMONIA ÀS AVESSAS” NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 135–145. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9641