EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Dalmo Cavalcante de Moura Ufal- membro do grupo de pesquisa: Trabalho, Educação e Ontologia marxiana e professor da Facesta (Faculdade São Tomás de Aquino. Palmeira dos Índios, AL).
  • Soraya Dayanna Guimarães Santos CAPES

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9636

Palavras-chave:

Educação Superior, Emancipação Humana, Políticas Públicas.

Resumo

Resumo: Os programas de financiamento e desenvolvimento da Educação Superior vêm crescendo nos últimos anos, em contrapartida percebemos que a autonomia das universidades públicas tem sido colocada em debate. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo discutir as políticas da educação superior do Brasil em uma perspectiva da emancipação humana. Esta é uma pesquisa bibliográfica de autores como Marx (2010); Jimenez (2010); Arcary (2009); Bertoldo (2007; 2011); Saviani (2004), Lukács (1978). Os resultados remetem-nos à reflexão sobre os rumos e desafios em relação às políticas públicas na continuidade dos processos de socialização e democratização da educação superior brasileira.

Palavras-chave: Educação Superior. Emancipação Humana. Políticas Públicas.

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Biografia do Autor

Dalmo Cavalcante de Moura, Ufal- membro do grupo de pesquisa: Trabalho, Educação e Ontologia marxiana e professor da Facesta (Faculdade São Tomás de Aquino. Palmeira dos Índios, AL).

Formado em Filosofia pela Ufal (Universidade Federal de Alagoas e especialista em Ensino de Filosofia e Sociologia, exercendo a função de professor da Facesta (Faculdade São Tomás de Aquino - Palmeira dos Índios, AL). e membro do grupo de pesquisa: Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana pelo CEDU/UFAL, sob a coordenação da Drª Edna Bertoldo.

Soraya Dayanna Guimarães Santos, CAPES

Doutoranda em Educação PPGE/CEDU/UFAL e membro do Núcleo de Estudo em Educação e Diversidade (NEEDI/UFAL).

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

de Moura, D. C., & Guimarães Santos, S. D. (2013). EMANCIPAÇÃO HUMANA E AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 77–87. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9636