Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9648Resumo
Virgínia Fontes, historiadora, doutora em Filosofia pela Universidade de Paris, professora no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do corpo docente da Escola Nacional Florestan Fernandes, objetiva, na obra ora resenhada, desvendar origens e engrenagens que constituem o capital-imperialismo, sem desconsiderar que este se particulariza na América Latina e no Brasil. Adota, assim, como metodologia o retorno aos clássicos do pensamento crítico, em especial Marx, Lênin e Gramsci. Na presente resenha, apresentamos a obra e tecemos alguns comentários a respeito da elaboração da autora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).