Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p.

Autores

  • Maria Clariça Ribeiro Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9648

Resumo

Virgínia Fontes, historiadora, doutora em Filosofia pela Universidade de Paris, professora no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do corpo docente da Escola Nacional Florestan Fernandes, objetiva, na obra ora resenhada, desvendar origens e engrenagens que constituem o capital-imperialismo, sem desconsiderar que este se particulariza na América Latina e no Brasil. Adota, assim, como metodologia o retorno aos clássicos do pensamento crítico, em especial Marx, Lênin e Gramsci. Na presente resenha, apresentamos a obra e tecemos alguns comentários a respeito da elaboração da autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clariça Ribeiro Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGSS/UFRN).

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Ribeiro Guimarães, M. C. (2013). Resenha da obra: FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. 2 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010, 388p. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 221–224. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9648