MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO PROLETARIADO

Autores

  • Francisco Máuri de Carvalho Freitas Universidade do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9633

Palavras-chave:

Emancipação, Educação

Resumo

No presente estudo sobre a emancipação humana, encimado na tradição marxista-leninista, inicio meu intento trazendo à lume o pensamento anarco-sindicalista de Bartolomeo Vanzetti e Nicola Sacco que, em abril de 1927, foram condenados à morte, nos Estados Unidos, pelo “crime” de serem anarquistas e sindicalistas. Em seguida procuro rastreando nas obras de Marx, Engels e Lenin, os elementos fundantes da verdadeira, objetiva e concreta emancipação humana que não pode ser compreendida recortada/descolada da emancipação política como sua forma final no interior da ordem mundana existente. Em síntese, é mister reportar, na contramão do senso comum dos acadêmicos, que (1) a educação deverá ser considerada como fator coadjuvante na construção da emancipação e (2) e a revolução a porta de entrada à construção do socialismo como transição à edificação da sociedade comunista.

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Biografia do Autor

Francisco Máuri de Carvalho Freitas, Universidade do Espírito Santo

Professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador vinculado ao HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas História, Trabalho e Educação. Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Freitas, F. M. de C. (2013). MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO PROLETARIADO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 29–52. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9633