FORMAÇÃO HUMANA: UMA CATEGORIA DE MÉTODO E DE OBJETO PARA O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9643Palavras-chave:
Palavras-chave, Categorias, Categoria de método, Categoria de objeto, Formação humana, Totalidade, Educação.Resumo
Resumo: Este artigo apresenta uma possibilidade sobre o estudo de categorias tomando a formação humana como objeto base para esse ensaio. As categorias são ferramentas do pensamento organizado para pensar a realidade. Elas podem referir-se ao próprio objeto, ou seja, categorias de objeto cujo domínio implica na compreensão das propriedades do objeto estudado, ou podem ser categorias próprias do método de análise utilizado, ou seja, as categorias que analisam o objeto segundo as relações que o envolvem. A defesa de que a formação humana é tanto uma categoria de objeto como uma categoria de método resulta no estudo da educação na perspectiva da totalidade, pois permite analisar a formação humana como uma das finalidades da educação e como uma das propriedades do objeto que precisa ser entendido historicamente.
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