EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Zuleyka da Silva Duarte PPGE/ UFPel

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9637

Palavras-chave:

Emancipação, Abordagem Crítico Superadora, Abordagem Crítico Emancipatória

Resumo

O presente trabalho buscou conhecer o significado do conceito emancipação nas propostas pedagógicas crítico superadora e crítico emancipatória. Como percurso metodológico, optamos por pesquisa bibliográfica com enfoque dialético. Concluímos que a abordagem teórica Crítico Superadora, a partir da Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, concebe emancipação, como parte do conceito emancipação humana de Marx. Já a abordagem Crítico Emancipatória, fundamenta sua análise na concepção kantiana de esclarecimento e da teoria da ação comunicativa de Habermas, na perspectiva da emancipação da consciência, sem necessariamente buscar a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleyka da Silva Duarte, PPGE/ UFPel

Licenciada em Educação Física pela ESEF/UFPel; Especialista em Educação Física Escolar pela UFSM; Mestre em Educação, pelo PPGE/UFPel; Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFPel, sob orientação do Prof. Dr. Avelino da Rosa Oliveira; Professora da Rede Estadual de Ensino, atualmente na função de Coordenadora Pedagógica.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Duarte, Z. da S. (2013). EMANCIPAÇÃO X EMANCIPAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 88–98. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9637