CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941).

Autores

  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO-PR

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9644

Palavras-chave:

escotismo, educação do corpo, imperialismo, história da educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo proposta pelo escotismo como um elemento pertencente à lógica imperialista do capitalismo no início do século XX. A partir de livros redigidos por Baden-Powell, elaboramos reflexões divididas em duas partes: na primeira, mostramos a importância da educação do corpo para os discursos pedagógicos que existiram nas primeiras décadas do século XX. Na segunda parte, investigamos o pensamento de Baden-Powell para mostrar que o escotismo, ao mesmo tempo, atingiu dois objetivos: 1)atuou sobre os limites educacionais especificamente ingleses e ligados à formação do cidadão capaz de sustentar o império britânico; 2) ao mesmo tempo em que ofereceu discursos e práticas formativas que valorizaram o corpo e sua educação. Por isso, o escotismo foi aceito por sociedades muitos diferentes entre si, mas que eram conectadas pelo mesmo processo: a expansão imperialista do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual do Centro-Oeste. UNICENTRO-PR

Graduado em Educação Física na UEM, 1995. Doutor em Educação na UFPR, em 2006. Professor do depto de pedagogia da UNICENTRO, Guarapuava-PR.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Herold Junior, C. (2013). CRISE, IMPERIALISMO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CORPO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O GERAL E O ESPECÍFICO NA PROPOSIÇÃO ESCOTEIRA DE ROBERT BADEN-POWELL (1857-1941). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 165–175. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9644