EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Anita Helena Schlesener Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9634

Palavras-chave:

política, educação, alienação/emancipação

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos das teorias de Marx, Lukács e Gramsci, para examinar a concepção de alienação/reificação e salientar a dimensão política da educação. A escola é uma das instituições de formação da consciência, com perspectivas de formação crítica. O presente artigo examina os limites do sistema escolar na função de possibilitar as condições de emancipação no contexto estrutural da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná e docente da Universidade Tuiuti do Paraná. E-mail: anita.helena@libero.it.

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Schlesener, A. H. (2013). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 53–62. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9634