Formação da consciência e produção da existência: apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9652Palavras-chave:
Modo de produção, Consciência de Classe, Formação de Professores.Resumo
Esta Dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação da consciência de classe em si e para si. Prioriza-se a necessidade vital de compreender o processo de formação da consciência nos nexos com a produção da existência no capitalismo. O objetivo central da dissertação foi investigar, na produção bibliográfica especializada sobre o tema, como se dá o processo de formação da consciência no capitalismo, considerando-se o estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, a fim de sistematizar subsídios teórico-metodológicos que permitam, posteriormente, compreender como tem se dado esse processo na formação social brasileira, e, no seu interior, mais especificamente, no ensino superior e na formação de professores de Educação Física. Partimos dos pressupostos da concepção materialista e dialética da história como teoria do conhecimento, entendendo que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. Por meio de uma revisão bibliográfica, de autores marxistas e de autores da Educação Física, indicamos as bases objetivas que devem ser consideradas para o entendimento dos processos de formação da consciência dos professores de educação física na formação social brasileira. A partir desta revisão bibliográfica pudemos previamente concluir que: (a) está posta a necessidade de se investigar o processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, uma vez que há um acirramento das disputas de projetos pela formação da classe trabalhadora, (b) é preciso superar os limites dos autores da Educação Física que discutem a temática da consciência, pois estão calcados no idealismo, (c) o atual projeto de formação de professores de Educação Física limita a formação da consciência de classe em si e para si. Portanto, propomos os apontamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa do processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, com bases na perspectiva materialista e dialética da história, no intuito de indicar o caminho de futuras investigações que possam apreender o processo de formação da consciência de classe em si e para si em sua totalidade, e assim, defender outro projeto de formação para a classe trabalhadora, o qual possibilite desenvolver a consciência de classe com vistas à superação do modo capitalista de produção da existência.
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