Formação da consciência e produção da existência: apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física.

Autores

  • Paula Souza da Silveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9652

Palavras-chave:

Modo de produção, Consciência de Classe, Formação de Professores.

Resumo

Esta Dissertação tem como objeto de estudo o processo de formação da consciência de classe em si e para si. Prioriza-se a necessidade vital de compreender o processo de formação da consciência nos nexos com a produção da existência no capitalismo. O objetivo central da dissertação foi investigar, na produção bibliográfica especializada sobre o tema, como se dá o processo de formação da consciência no capitalismo, considerando-se o estágio de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção, a fim de sistematizar subsídios teórico-metodológicos que permitam, posteriormente, compreender como tem se dado esse processo na formação social brasileira, e, no seu interior, mais especificamente, no ensino superior e na formação de professores de Educação Física. Partimos dos pressupostos da concepção materialista e dialética da história como teoria do conhecimento, entendendo que não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. Por meio de uma revisão bibliográfica, de autores marxistas e de autores da Educação Física, indicamos as bases objetivas que devem ser consideradas para o entendimento dos processos de formação da consciência dos professores de educação física na formação social brasileira. A partir desta revisão bibliográfica pudemos previamente concluir que: (a) está posta a necessidade de se investigar o processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, uma vez que há um acirramento das disputas de projetos pela formação da classe trabalhadora, (b) é preciso superar os limites dos autores da Educação Física que discutem a temática da consciência, pois estão calcados no idealismo, (c) o atual projeto de formação de professores de Educação Física limita a formação da consciência de classe em si e para si. Portanto, propomos os apontamentos teóricos e metodológicos para a pesquisa do processo de formação da consciência dos professores de Educação Física, com bases na perspectiva materialista e dialética da história, no intuito de indicar o caminho de futuras investigações que possam apreender o processo de formação da consciência de classe em si e para si em sua totalidade, e assim, defender outro projeto de formação para a classe trabalhadora, o qual possibilite desenvolver a consciência de classe com vistas à superação do modo capitalista de produção da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Souza da Silveira, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Souza da Silveira, P. (2013). Formação da consciência e produção da existência: apontamentos teóricos e metodológicos para o estudo da formação dos professores de educação física. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 238. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9652

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos