A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANA

Autores

  • Artur Bispo Santos Neto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9638

Palavras-chave:

História. Classes sociais, Indivíduo, Sociedade, Mães argentinas.

Resumo

O presente texto tem como propósito tratar da relação dialética entre indivíduo e sociedade na história da sociedade de classes. Numa clara ruptura com a mistificação da história encetada pela burguesia, Marx defende uma concepção de história fundada nas relações de produção e no desenvolvimento das relações sociais, em que o papel do indivíduo é relativizado, pois a história emerge da unidade de interesses e forças contrapostas e não do interesse pessoal de certos indivíduos. Por fim, para apontar a relevância da participação da individualidade plenamente conectada à universalidade concreta na atualidade, o artigo recorre à experiência histórica das mães da Praça de Maio, na Argentina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Bispo Santos Neto, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, leciona as disciplinas: Tópicos sobre o pensamento marxista contemporâneo, Trabalo na contemporaneidade,Filosofia contemporânea. Desenvolve projeto de pesquisa acerca do pensamento de  Marx e Lukács.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Santos Neto, A. B. (2013). A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA MARXIANA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 99–109. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9638