O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL

Autores

  • Carmen Cunha Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leticia Bezerra de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ligia Karam Corrêa de Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Lino Piccinini Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9639

Palavras-chave:

Autonomia docente, políticas de aceleração da aprendizagem.

Resumo

Este texto objetiva uma análise preliminar do Programa Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, voltado para corrigir o fluxo do Ensino Fundamental. A partir de pesquisa documental e de entrevista, aponta elementos constitutivos da educação em contexto econômico, político e social, com a forte presença de empresas privadas na elaboração, execução e avaliação das políticas educacionais. Discute o empresariamento e o movimento de resistências; as políticas de aceleração, destacando a política do Programa; e questões relativas à (falta de) autonomia docente. Preliminarmente, aponta as concepções do Programa na busca da superação das taxas de baixo aproveitamento escolar.

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Biografia do Autor

Carmen Cunha Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação na linha de Políticas Públicas

Leticia Bezerra de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora de Sociologia da rede estadual do RJ.

Ligia Karam Corrêa de Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação

Claudia Lino Piccinini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da da Faculdade de Educação

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Publicado

2013-10-10

Como Citar

Freitas, C. C. R. de, Lima, L. B. de, Magalhães, L. K. C. de, & Piccinini, C. L. (2013). O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA ACELERA BRASIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 110–121. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9639