SOCIEDADE EDUCAÇÃO E ESPORTE: A TEORIA DO CONHECIMENTO E O ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9651Palavras-chave:
Formação Professores, Currículo, Esporte, Organização do trabalho pedagógico, Trato com o Conhecimento.Resumo
RESUMO
A tese trata do sistema de complexo Sociedade-Educação-Esporte e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educação a partir das relações “capital-trabalho” e “trabalho-educação”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico; Esporte a partir das relações entre “sociedade-educação-esporte” e entre “competitivo-lúdico” que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, a partir da literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta a partir do trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos históricos sociais; 2. do trabalho pedagógico no trato com o conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e, a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos cursos de formação de professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedade-educação-esporte” como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, o trato do conhecimento em modalidades esportivas e, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos cursos de formação de professores de Educação Física no Brasil.
Palavras Chaves: Formação Professores; Currículo; Esporte; Organização do trabalho pedagógico; Trato com o Conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).