A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO CAPITALISMO: QUE VALOR ESTÁ EM JOGO?

Autores

  • Géssica Priscila Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS- UFSCAR/ PROFESSORA ADJUNTA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9642

Palavras-chave:

valorização da escola e do professor, política educacional, Capitalismo, relação escola, trabalho e sociedade.

Resumo

Resumo: Com base no materialismo histórico-dialético, este artigo discute o tema “valorização da escola e do professor”, realizando apontamentos conceituais para subsidiar a avaliação de políticas educacionais sobre o tema. Acena para o fato de que, para se avaliar políticas que caminham nessa direção, há que se buscar os fundamentos que as sustentam, ou seja, o tipo de “valor” que está em jogo, e suas implicações práticas para a concretização da valorização proposta no referido contexto social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Priscila Ramos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS- UFSCAR/ PROFESSORA ADJUNTA

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: política e gestão educacional, valorização docente, identidade da escola e do professor.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Ramos, G. P. (2013). A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO CAPITALISMO: QUE VALOR ESTÁ EM JOGO?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 146–158. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9642