EDUCAÇÃO e EMANCIPAÇÃO

Autores

  • Lizia Helena Nagel Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9646

Palavras-chave:

educação, emancipação, atualidade do marxismo

Resumo

A Germinal que dedica este v. 5 n. 1, precipuamente, ao tema Emancipação, apresenta a entrevista realizada com a Professora Lízia Helena Nagel sobre o tema central de Educação e Emancipação. Estudiosa e militante dos temas que interessam aos educadores comprometidos com as mudanças do atual modo de existência, a Professora Lízia faz, ao longo da entrevista, reflexões importantes sobre os limites da liberdade no modo de produção capitalista, como: emancipação política, direitos cívicos no seio do neoliberalismo e movimento da pós-modernidade, também sobre a atualidade do marxismo. Aponta com agudeza mazelas humanas engendradas pelo modo de produção: discursos sobre a injustiça da escravidão negra e silêncio sobre a atual escravidão branca; doença, medicalização e educação em sociedade da liberdade farmacêutica; pós-modernismo nas universidades e as consequências práticas sociais de tais proposições, temas a serem debatidos, analisados e suas práticas superadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizia Helena Nagel, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Baje (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular do Centro Universitário de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, transformações sociais e educacionais, contradições, conhecimento e atividade humana. E-mail: lh.nagel@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Nagel, L. H. (2013). EDUCAÇÃO e EMANCIPAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 188–193. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9646