DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9635Palavras-chave:
Emancipação EducaçãoResumo
Este texto apresenta os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, com destaque para o caráter histórico-dialético do desenvolvimento humano e a importância de uma educação que garanta a apropriação, pelas novas gerações, dos conteúdos elaborados e sistematizados pela humanidade ao longo da história. A compreensão destes fundamentos remete à necessidade de explicitar as relações societárias que medeiam esta formação na atualidade. Neste enfoque, analisamos as relações de produção capitalistas em seu estágio atual e as características que estas imprimem na produção e socialização de bens materiais e culturais. Também analisamos como a sua apropriação pelas diversas classes sociais se refletirá nas consciências individualmente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).