DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE

Autores

  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá
  • Adriana de Fátima Franco Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9635

Palavras-chave:

Emancipação Educação

Resumo

Este texto apresenta os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, com destaque para o caráter histórico-dialético do desenvolvimento humano e a importância de uma educação que garanta a apropriação, pelas novas gerações, dos conteúdos elaborados e sistematizados pela humanidade ao longo da história. A compreensão destes fundamentos remete à necessidade de explicitar as relações societárias que medeiam esta formação na atualidade. Neste enfoque, analisamos as relações de produção capitalistas em seu estágio atual e as características que estas imprimem na produção e socialização de bens materiais e culturais. Também analisamos como a sua apropriação pelas diversas classes sociais se refletirá nas consciências individualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá

Professora do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Adriana de Fátima Franco, Universidade Estadual de Maringá

Professora do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Tuleski, S. C., & Franco, A. de F. (2013). DA (RE)PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ALIENADA PARA A PRODUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA: O DILEMA POSTO PARA O MARXISMO NA ATUALIDADE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(1), 63–76. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i1.9635