Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 5 n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
v. 5 n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2
Publicado:
2014-02-25
Editorial
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA -Editorial-
André Paulo Castanha
1-4
PDF
Debate
É POSSÍVEL FALAR EM PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL?
Alessandra Arce
5-12
PDF
FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL
Juliana Campregher Pasqualin, Angelo Antonio Abrantes
13-24
PDF
Artigos
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Dermeval Saviani
25-46
PDF
LUTA DE CLASSES, TRABALHO DOCENTE E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
José Luis Derisso
47-58
PDF
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI
Newton Duarte
59-72
PDF
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O SALTO DE QUALIDADE NECESSÁRIO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Maria de Fátima Félix Rosar
73-88
PDF
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?
João Luiz Gasparin
89-96
PDF
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins
97-105
PDF
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira
106-117
PDF
O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Julia Malanchen, Ricardo Eleutério dos Anjos
118-129
PDF
OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Ligia Marcia Martins
130-143
PDF
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE
Paulino José Orso, Sandra Tonidandel
144-158
PDF
OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR
Celso Sidinei Balzan, Paulino José Orso
159-174
PDF
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
175-189
PDF
TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Marta de Castro Alves Corrêa
190-202
PDF
DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima
203-215
PDF
Entrevista
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
216-226
PDF
Resenhas
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Celso Sidinei Balzan
240-243
PDF
Clássico/Documentos
ESCOLA E DEMOCRACIA: PARA ALÉM DA “TEORIA DA CURVATURA DA VARA”
Dermeval Saviani
227-239
PDF
A QUESTÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA.
Luciana Cristina Salvatti Coutinho
244
PDF
AS ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 E OS REBATIMENTOS PÓS-MODERNOS NA DIDÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE ESTUDIOSOS.
Lenilda Rego Albuquerque de Faria
245
PDF
O RELATIVISMO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO COMO LEGITIMAÇÃO PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA.
José Luis Derisso
246
PDF
A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
247
PDF
Expediente
Expediente
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
248
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11884
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6219
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
3070
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2531
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
2265