A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE

Autores

  • Alexandra Vanessa de Moura Baczinski Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9712

Palavras-chave:

Entrevista

Resumo

Esta entrevista, realizada com Alexandra Vanessa de Moura Baczinski, autora do livro: A Implantação oficial da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública do Estado do Paraná (1983-1994): legitimação, resistências e contradições, resultado de sua pesquisa de mestrado, que foi publicada pela Editora Autores Associados, em 2011, aborda um pouco da trajetória da Pedagogia Histórico-Crítica, analisa as dificuldades acerca de sua implantação, se foi efetivada ou não na Rede Estadual do Paraná, a contribuição que ela tem dado à educação paranaense, discute até que ponto pode se dizer que se trata de uma pedagogia revolucionária e se continua válida e atual enquanto proposta pedagógica na atualidade. 

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Biografia do Autor

Alexandra Vanessa de Moura Baczinski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Professora no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. E-mail: alexandra.vanessa@hotmail.com 

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Baczinski, A. V. de M. (2013). A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 216–226. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9712