A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9712Palavras-chave:
EntrevistaResumo
Esta entrevista, realizada com Alexandra Vanessa de Moura Baczinski, autora do livro: A Implantação oficial da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública do Estado do Paraná (1983-1994): legitimação, resistências e contradições, resultado de sua pesquisa de mestrado, que foi publicada pela Editora Autores Associados, em 2011, aborda um pouco da trajetória da Pedagogia Histórico-Crítica, analisa as dificuldades acerca de sua implantação, se foi efetivada ou não na Rede Estadual do Paraná, a contribuição que ela tem dado à educação paranaense, discute até que ponto pode se dizer que se trata de uma pedagogia revolucionária e se continua válida e atual enquanto proposta pedagógica na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).