FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Juliana Campregher Pasqualin UNESP Bauru
  • Angelo Antonio Abrantes UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9696

Palavras-chave:

Educação Infantil, Jogo protagonizado, literatura infantil.

Resumo

Esse artigo aborda a relação entre ensino escolar e desenvolvimento psíquico à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tecendo apontamentos sobre a tríade forma-conteúdo- destinatário do ensino na particularidade da educação infantil. Considerando a finalidade de promover a formação das bases do pensamento teórico na criança pequena, analisa-se o papel do jogo protagonizado como atividade dominante da idade pré-escolar e discute-se as contribuições da literatura dirigida à criança, destacando a importância do acesso a produções artísticas que retratam imaginativamente objetos e fenômenos da realidade considerados a partir da prevalência do movimento e multilateralidade. 

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Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualin, UNESP Bauru

Psicóloga, doutora em Educação Escolar pela UNESP Araraquara, professora do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Social e Educação: Contribuições do Marxismo” (NEPPEM). E-mail: jupasqualini@uol.com.br

Angelo Antonio Abrantes, UNESP Bauru

Psicólogo, doutor em Educação pela UNICAMP, professor do Departamento de Psicologia da UNESP Bauru e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa “Psicologia Social e Educação: Contribuições do Marxismo” (NEPPEM). E-mail: angeloaa@fc.unesp.br. 

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Pasqualin, J. C., & Abrantes, A. A. (2013). FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 5(2), 13–24. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9696