O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: uma leitura à luz da forma jurídica
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i3.61997Palavras-chave:
Forma jurídica, Rússia, Sujeito de direito, TransiçãoResumo
A presente pesquisa fundamenta-se no referencial epistemológico marxista-althusseriano e pachukaniano, a fim de analisar o momento histórico da Rússia no período de transição para o capitalismo. Percorrer-se-á: (i) a noção de modo de produção; (ii) teoria da transição para o capitalismo apontando a centralidade da forma jurídica; e (iii) a história econômica fática da Rússia no período. Tudo isso, para que se possa afirmar que havia um capitalismo incipiente na Rússia, na medida em que o sujeito de direito já começava a aparecer enquanto figura central na relação de produção que começava a dominar a formação social da época.
Downloads
Referências
AKAMINE JR., O. Extinção da forma jurídica. In: AKAMINE JR.., O. et. al. Introdução a Pachukanis. Marília: Lutas Anticapital, 2022.
ALTHUSSER, L. Iniciação à filosofia para os não filósofos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
ALTHUSSER, L. Escritos sobre a história. São Paulo: Editora Contracorrente, 2022.
BATISTA, Flávio Roberto; CIPOLLONE, Murilo Amadio; MENDITI DO AMARAL, Lucas de Oliveira. Direito, violência e movimentos sociais: reflexões a partir do caso do movimento pela remoção de estátuas. Revista Direito e Práxis, Ahead of print, Rio de Janeiro, 2023. DOI: 10.1590/2179-8966/2023/66975.
CORREIA, Marcus Orione Gonçalves. A invenção da classe trabalhadora brasileira: o direito do trabalho na constituição da forma jurídica no Brasil. Tese (titularidade). São Paulo: USP, 2022.
HOBSBAWM, Eric J. A era do capital, 1848-1875. 32ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2021.
KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Vozes, 2013.
LÊNIN, Vladimir Ilich. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para a grande indústria. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Petrópolis: Vozes, 1994.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Volume 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
NAVES, Márcio Bilharino. A questão do direito em Marx. São Paulo: Outras Expressões; Dobra Universitária. 2014.
NAVES, Márcio Bilharinho. Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis. São Paulo: Editora Boitempo, 2000.
SILVA, Julia Lenzi. Para uma crítica além da universalidade: forma jurídica e previdência social no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
TCHAADÁIEV, P. Primeira Carta Filosófica. In: Gomide, Bruno Barretto (org.). Antologia do Pensamento Crítico Russo. São Paulo: Editora 34, 2017, pp. 65-85.
VERNADSKY, George. A history of Russia. New Haven: Yale University Press, 1944.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;