Notícias

Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos

2025-02-07

A Revista Germinal informa que - em virtude do grande número de artigos encaminhados para o Dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos -, o mesmo será publicado em duas partes, quais sejam, nos volumes 17 n.1 (abril) e 17 n.2 (agosto) de 2025. Observada essa particularidade, excepcionalmente, não haverá chamada para o volume 17 n.2, que seguirá com a parte dois do referido dossiê.

Lembramos que a distribuição dos artigos entre os volumes 17 n.1 e 17 n.2 seguirá vinculada ao fluxo da avaliação duplo-cega a partir dos pareceres emitidos pelo nosso Comitê científico.

Em breve divulgaremos a chamada para o dossiê do volume 17 n.3 (dezembro), cujo tema será “Questão agrária e movimentos sociais do campo”.

O Comitê Editorial agradece autoras/es, leitoras/es e avaliadoras/es pela contribuição imprescindível ao trabalho da Germinal.

Saiba mais sobre Sobre o dossiê Marxismo e educação: desafios contemporâneos

Edição Atual

v. 17 n. 1 (2025): Marxismo e educação: desafios contemporâneos
					Visualizar v. 17 n. 1 (2025):  Marxismo e educação: desafios contemporâneos

O século XXI chega ao seu primeiro quarto, e é neste momento, a partir de uma conflitiva dinâmica social, na qual as assimetrias entre as classes sociais também se expressam em paradigmas curriculares tecnicistas e reacionários, que apresentamos às/aos leitoras/es o dossiê intitulado “Marxismo e educação: desafios contemporâneos”. Nesta quadra histórica, o projeto do capital para a educação avança pari passu e em consonância com a financeirização, o ultraliberalismo, a ascensão da extrema direita neofascista, a desregulamentação das relações de trabalho, o “giro” de trabalhadoras por meio da imigração, a privatização do trabalho sociorreprodutivo e a ameaça constante das policrises que reprimem os movimentos sociais e tensionam a reprodução da vida. Sob essas condições históricas, trazemos à tona, como cerne desta edição, um imprescindível tema para a classe trabalhadora, qual seja, a candente questão da educação na atualidade e suas interfaces à luz da tradição marxista. 

Publicado: 2025-05-31

Editorial

Entrevista

Dossiê

Artigos

Ver Todas as Edições